Olá, pessoal! Tudo max com vocês?

Sejam bem-vindos ao meu blog. Eu me chamo Artur, e a partir desse ano vou compartilhar aqui muitas dicas, curiosidades e conteúdos interessantes sobre a coisa que eu mais amo na vida: SOR-VE-TE.

Já estamos no Verão, e o nosso querido sorvete é um dos produtos mais consumidos e procurados pelo brasileiros. Que maravilha morar em um país tropical <3 Eu estava conversando com algumas pessoas essa semana e percebi que ainda existem muitos mitos a respeito dessas delícias geladas rolando por aí. Ouvi dizer que picolé só deve ser tomado no Verão porque causa gripe nas crianças, que sorvete de massa é um alimento pouco nutritivo e até que veganos nunca mais poderão experimentar sorvete porque mesmo os picolés de água continham pequenas quantidades de leite…

Eu disse que gostava muito de sorvete – e também entendo bastante! Produzo meus sorvetes há mais de 12 anos na cidade de Artur Nogueira e com esse tempo acho que consegui adquirir uma pequena bagagem para falar sobre minha paixão haha. Vamos conferir então o que é MITO e o que é VERDADE sobre sorvetes e picolés?

 Sorvete causa gripe ou resfriado?

MITO. Esse é um dos maiores mitos envolvendo essas delícias. A gripe ou resfriado são infecções virais ou bacterianas que chegam até a gente por meio de contaminação ou transmissão. Sendo assim, é comprovado que os sorvetes não provocam esse tipo de infecção. Porém, é importante lembrar que se você está gripado, deve dar uma pausa no consumo de sorvetes, pois a baixa temperatura desse alimento pode contrair os vasos sanguíneos da boca e garganta, dificultando o envio de sangue com agentes de cura para essas regiões e retardando o processo de melhora. Então já sabe, não tem pra que ter medo de tomar sorvete. É só ter moderação e esperar um intervalo de alguns dias para consumi-lo caso fique gripado. Combinado?

 Sorvete é um alimento pouco nutritivo?

MITO. O sorvete é produzido com ingredientes que contêm cálcio, vitaminas, fósforo, proteínas, carboidratos e outros minerais. Um sorvete de massa, por exemplo, pode conter vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e K. A vitamina A, por exemplo, atua como antioxidante e é essencial para o bom funcionamento dos seus olhos.

A vitamina D é importante para o desenvolvimento e manutenção dos ossos, além de estimular o sistema imunológico. A vitamina K é essencial para o organismo. Ela auxilia a coagulação sanguínea e contribui para a saúde dos ossos também. A vitamina B1 desempenha papel na manutenção de um sistema nervoso saudável e melhora do funcionamento cardiovascular do corpo. A vitamina B2 ajuda na reparação de tecidos, na produção de anticorpos e hemoglobina, no bom funcionamento das mucosas no sistema digestivo. Já a vitamina B6 colabora com o bom funcionamento de mais de sessenta enzimas e é essencial para a síntese normal do ácido nucléico e das proteínas. Já a vitamina B12 melhora a memória e o sistema nervoso.

Ual, quantos benefícios! E os sorvetes com presença de frutas de verdade, como os picolés artesanais, podem conter os mesmos minerais e vitaminas das frutas, sendo muito nutritivos – e gostosos! Acho que vou pegar um picolé aqui pra continuar a escrever essa matéria. Pera aí…

 Veganos não podem tomar picolé a base de água?

Com um nova cultura de alimentação consciente, os consumidores estão mudando seus hábitos alimentares no Brasil. Vejo muita procura por ingredientes orgânicos, sem derivados animais e com alto teor nutritivo. Mas os picolés (e até alguns sorvetes de massa especiais), ao contrário do que muitos pensam, podem sim serem saboreados pelos veganos. Muitos deles são feitos com base de água e pedaços de fruta! Hummm, já consigo sentir o sabor de um dos meus sabores favoritos, o de manga. Eu faço um picolé que fica até com fiapinhos da fruta, não é por nada não, mas fica irresistível <3

Agora preste bastante atenção ao solicitar a um atendente de sorveteria uma produção vegana, pois alguns picolés levam ingredientes (em pouca quantidade) de origem animal para dar cremosidade ou maior durabilidade e segurança para consumo – já que frutas podem estragar com mais facilidade. Mas é um MITO que os veganos não poderão mais tomar sorvete. Confie na fábrica. Se ela afirma que não vai derivados de leite ou animal, é porque não vai mesmo. Felizmente temos órgãos de fabricação no Brasil que asseguram uma produção segura e uma publicidade verdadeira 😉 Na Max Sabor, por exemplo, temos uma opção de açaí vegano, sem nadinha de derivado animal e que tem o sabor bem parecido ao produto tradicional. Viu, tem sorvete pra todo mundo (inclusive para os intolerantes à lactose).

 Picolés são menos calóricos do que os sorvetes de massa?

Verdade! A maioria dos picolés não possuem os mesmos ingredientes dos sorvetes de massa. Principalmente os de frutas, que não contêm a base de leite ou creme de leite e são bem reduzidos em calorias. Pra quem quer se refrescar, se vitaminar e não engordar, está aí uma solução bem saborosa.

 Certos tratamentos médicos/cirúrgicos recomendam o consumo de sorvete após uma operação?

É verdade. Em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas etc., o consumo de produtos gelados e líquidos é recomendado. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é analgésico e pode diminuir a dor por um período enquanto o paciente se recupera. Tem notícia mais reconfortante do que essa?

 Primeiro o salgado, depois o doce?

Esse foi só para gerar polêmica haha Eu, particularmente, gosto muito de refeições salgadas. Mas como ninguém é de ferro, vou confessar uma coisa pra vocês: várias vezes eu já tomei a sobremesa antes da refeição. Mas juro que comi tudo depois, como se nada tivesse acontecido, tá. 😉 Fica aqui nosso segredinho.

 

E você, conhece algum MITO ou VERDADE interessante sobre o sorvete? Manda pra mim e vou verificar a procedência para compartilhar com vocês. Mas nada de ficar com medo por conta desses boatos que rodam por aí. E tudo com moderação, ok? Se feliz é pra hoje!

 

 

 

Bom, acho que agora é hora de andar de bicicleta aqui no bairro. Vamos nos exercitar também? Vou indo nessa, pessoal. Obrigado pela companhia. Desejo um dia bem MAX pra vocês. Até a próxima postagem!

 

Gostou da publicação. Me conte sua opinião com uma avaliação e comente! <3
/5
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn