Olá, pessoal! Como vocês estão? Maximizando as coisas boas da vida?

Hoje eu vim compartilhar com vocês uma curiosidade muito interessante sobre os deliciosos e tão amados açaís no Brasil. Essa frutinha Amazonense (também cultivada em alguns países da América do Sul) de sabor único e marcante está há dezenas de anos no país, mas há algum tempo começou a se tornar tão popular quanto o sorvete na maioria das cidades (e para fora também!). Quando e por que isso aconteceu?

O açaí é uma comida típica na alimentação dos ribeirinhos. Nos estados do Amazonas e do Pará o açaí é consumido acompanhado de farinha de tapioca, peixes e camarão, ou em forma de suco e vinho. O pirão da fruta também ganha lugar na mesa, assim como a geleias, sorvetes e doces. Nas demais regiões a fruta faz muito sucesso quando misturada com granola e guaraná.

O mercado de alimentos é muito criativo e descobriu um desejo do consumidor e uma oportunidade: a busca dos consumidores de outros estados por pratos com sabores regionais nordestinos e nacionais típicos juntamente a uma cultura de alimentação mais consciente e saudável. Conhecemos mais de perto a farinha de tapioca (que hoje está na mesa dos brasileiros com muita força. Hum… uma tapioca de chocolate com morango bem quentinha agora cairia bem!). Os peixes assados. Os temperos e frutas do mundo fitness. E também os açaís e suas combinações abrasileiradas <3

Com a alta aceitação dos brasileiros pelo produto, grandes indústrias começaram a produzir os ‘sorvetes de açaí’ em grande escala para exportar para mais cidades. Além de gerar mais opções de consumo, o aumento da produção dos açaís como conhecemos hoje é forte uma fonte de renda para as famílias ribeirinhas que cultivam a fruta. A transformação do açaí de alimento regional e rural para sua projeção nacional e internacional começou nos anos 1990 com a demanda por alimentos mais saudáveis e a demanda pelas frutas amazônicas, iniciado nos anos 1980.

De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), cada 100 gramas da polpa congelada possuem 0,8 gramas de proteína, 3,9g de lipídios, 6,2g de carboidratos, 2,6g de fibras alimentares e 58 kcal.

Apresenta em sua composição antocianinas e ácidos graxos essenciais. Adicionalmente, é um alimento considerado rico nos minerais cálcio e potássio. De acordo com o estudo “Valor nutricional da polpa de açaí”, 200 gramas da polpa desidratada do fruto são responsáveis por 38,3% das necessidades diárias de potássio do organismo. A mesma quantidade satisfaz 66% da ingestão indicada de cálcio.

Apesar de ser considerado um alimento calórico, um recente estudo publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que o Açaí induz melhoras significativas na função vascular em indivíduos com excesso de peso, podendo assim, reduzir o risco de um eventual imprevisto cardiovascular.

A região sudeste do país deu fama ao açaí com complementos, frutas, doces, amendoins e mousses, aumentando as variações de consumo e abrangendo sua aceitação para públicos mais diversos e exigentes.

Você Sabia? O açaí é chamado de o ”Ouro Preto”

Os efeitos benéficos do açaí para a saúde são vários. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, C, além de ter muitos sais minerais, como o ferro, cálcio e potássio. O açaí também é rico em antocianinas, substâncias responsáveis pela circulação sanguínea.

Tudo se aproveita!

Do açaizeiro, palmeira que dá origem ao açaí, tudo é aproveitável:  frutos, folhas, raízes, palmito, tronco e cachos frutíferos.

O palmito de açaí é largamente comercializado. A maneira do tronco, por sua vez, é usada em construções rústicas e as folhas nas coberturas das casas. Já as fibras das folhas são utilizadas para tecer chapéus, esteiras e cestas. Os cachos secos, por fim, são aproveitados como vassouras.

As populações ribeirinhas do rio Amazonas aproveitam fazem dessa palmeira uma fonte de renda e a base da alimentação de suas famílias praticamente ao longo de todo o ano.

O Brasil é o grande produtor mundial de açaí, responsável por 85% da oferta mundial.

Depois de saber tanta coisa legal do açaí, a gente tem que relembrar que essa fruta é muito tradicional e os ribeirinhos merecem nossa gratidão e respeito pelo trabalho cuidadoso e cheio de sabor que realizam para que essa iguaria popular seja consumida por nós. A Max Sabor preza por alimentos de qualidade elevada, por isso só produz ou adquire açaís com alta aceitação de mercado e confiança dos órgãos reguladores. Se for pra apreciar uma delícia dessas que seja de uma forma bem MAX!

E aí, gostou de conhecer os detalhes da popularidade do açaí? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos e familiares. Maximize conhecimento também 😉

Obrigado por ler até aqui. Fique a vontade para explorar outros temas aqui no meu blog.

Acho que agora vou fazer uma tigela de açaí com granola, pasta de amendoim e kiwi (os meus preferidos) pra celebrar a riqueza e sabores do nosso país! Até breve 😀

Gostou da publicação. Me conte sua opinião com uma avaliação e comente! <3

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn